
Ainda bem que o tempo é “dividido por fatias” já que, desta forma, todo início de ano nos dá essa sensação de recomeço. É a hora que a maioria escolhe para listar as coisas que pretende alcançar, os sonhos que deseja realizar. Infelizmente, muitos destes itens vão se perdendo ao longo do ano e chega dezembro novamente trazendo com ele aquela vontade de que o ano logo termine para recomeçarmos tudo de novo em janeiro.
Encontrei no blog do Ian e compartilho aqui a tradução para meus leitores que não lêem em Inglês 4 sugestões (com meus comentários) para aumentar a probabilidade de que suas resoluções de ano novo dêem certo este ano. Boa sorte!
1. Seja específico
Falar: “Este ano vou perder peso” provavelmente não vai funcionar. É muito vago. Seja específico: qual é a sua meta? Faça as contas! Quanto você pesa agora? Quanto deseja pesar? Quantos kilos precisa perder para alcançar sua meta? Sua resolução deve ser, por exemplo: “Eu vou perder 10 kilos!”
2. Estipule datas
Não faça resoluções do tipo “algum dia/talvez”. Assim que possível, quase sempre significa nunca. Estipular datas gera compromisso. Se não o fazemos ficamos adiando e nunca começamos. Definir datas também ajuda a quebrar uma grande meta em metas menores. Se sua meta é perder 10 kilos, por exemplo, você pode definir que vai perder este peso até maio. Isto significa 2 kilos por Mês, meio kilo por semana. Dá até a impressão que é mais fácil atingir a meta se ela não fica tão grande a nossos olhos.
3. Dê pequenos passos
Como diz FlyLady, baby steps. Mudar geralmente não é nada confortável. Quanto maior o número de coisas que você tenta mudar ao mesmo tempo, maior a chance de você falhar. Escolha duas ou três coisas que são mais importantes para começar e foque nelas. Quando você atingir uma das metas, inclua outra em seu lugar. Não se sobrecarregue com muitas mudanças de uma vez só.
4. Seja realista
O início do ano nos deixa motivados a mudar muita coisa. Parece que estamos cheios de energia e prontos para tudo. Seja realista! Se você estipular metas muito difíceis (como perder 30 kilos em 3 meses), é muito provável que você não consiga e fique desmotivado a recomeçar.
Boa sorte e feliz 2008!
PS: Pelos meus exemplos deu para perceber que uma das minhas metas é emagrecer, né?