LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Procrastinação: deixando para amanhã o que poderia ser feito hoje

Mesmo depois de conhecer sistemas de organização como o da FlyLady e o GTD, continuo lutando com um sério defeito: a procrastinação. Faço listas, organizo informações, arquivo os papéis em pastas perfeitamente etiquetadas, tenho meu Control Journal com tudo o que se refere à organização de casa e não fico sem um bloquinho e uma caneta. O problema continua sendo deixar as tarefas para o último minuto.

Olhe bem, não sou uma pessoa preguiçosa, muito pelo contrário. Trabalho até demais e me orgulho de cada coisa que tenho conquistado com garra e minha vontade de me tornar uma pessoa cada vez melhor. Sempre cumpri prazos na escola, na faculdade e no trabalho. Nunca entrego nada atrasado, mas muitas vezes deixo para o último minuto uma tarefa que já poderia ter sido concluída há muito tempo, o que só gera estresse e correria.

Estou lendo o livro Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora da Rita Emmett, e encontrei um trecho que me chamou atenção. A Rita Emmett lista diversos medos que, segundo ela, são os motivos que nos levam a procrastinar. No primeiro da lista já vesti a carapuça até os pés: o medo da imperfeição.

Só confirmei uma coisa que na verdade já sabia e meu primeiro post neste blog fala sobre isso. Sim eu, admito, meu nome é Lu e eu sou uma perfeccionista... Como todo perfeccionista, fico esperando o momento em que esteja num humor ideal, com bastante tempo disponível, com as melhores condições para realizar determinada tarefa, etc. Se esses fatores “perfeitos” não aparecem, a ação, ou compra, ou decisão, ou relatório, ou o início de um curso, a gravidez, ou um post para o blog...ficam em compasso de espera.

Preciso me conscientizar que muitas vezes essas situações perfeitas nunca ocorrem. Não é que eu deva me contentar com a mediocridade, mas tentar fazer o meu melhor e perseguir a excelência e não a perfeição. É claro o medo da imperfeição é apenas uma das razões da procrastinação e só se aplica a determinadas ações. Nem tudo a gente empurra com a barriga por querer ser perfeito, muitas vezes a gente se perde navegando na internet evitando dar um telefonema para um cliente chato, mas os outros motivos ficam para outros posts.

P.S. Escrever um post sobre procrastinação é uma maneira perfeita de procrastinar! A louça do lanche tá lá na pia enquanto eu me ocupo com o blog

P.S.2 Um dos meus gurus da blogosfera, o Augusto Campos do Efetividade.net, já previa que pessoas como eu precisariam de uma forcinha e escreveu um post bacana sobre como começar a fazer (e não só anotar) os itens de sua lista de pendências. Vale a pena conferir!

8 comentários:

  1. Eu ia deixar um comentário mas vou deixar para depois. :p
    Nem sempre essa praga da procrastinação me pega, mas às vezes, dá a hora do almoço e eu sequer comecei a trabalhar...
    Fiquei satisfeito de conhecer seu blog, bom ler sobre esses assuntos em português também. Já assinei o feed. :)

    ResponderExcluir
  2. Lu, voce me ajudou a parar de procrastinar. Porque eu sou perfeccionista também (culpa de sermos Lu's??), até que li seu primeiro post explicando que o perfeccionismo faz a gente procrastinar. Agora, cada vez que antes de fazer algo fico pensando : "ah, mas falta isto, falta aquilo para fazer isto sair perfeito", lembro do seu post, respiro fundo e "vamos que vamos".

    Beijos. Adorei seu post!Uma semana linda e produtiva para voce!

    ResponderExcluir
  3. Começar é um desafio, terminar é conseqüência! Obrigado pela citação ;-)
    Augusto

    ResponderExcluir
  4. Hehe... é, pelo jeito temos muitas semelhanças! :)

    Eu tenho uma preocupação de tudo sair perfeito MESMO, e faço tudo exatamente como você falou!

    Ah, depois conte o que achou do livro da Rita Emmett, por favor! Já me interessei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. I don't understand a word of Portuguese but I see you're talking about Flylady, control journals and GTD. 3 of my favourite things.

    Weird - I've just released a new product for business owners on my website at http://takechargesolutions.org/oyb.html

    Organising queen and
    Marcia's take charge blog

    ResponderExcluir
  6. É isso aí... Temos que lutar constantemente contra esse nosso impulso de deixar as coisas para depois, até que chega a hora que isso se torna um hábito e as coisas melhoram. =)

    ResponderExcluir
  7. Santo Expedito venceu a procrastinação.Santo Expedito foi martirizado na Armênia, ele era militar, e um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!
    Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: "Hodie", que quer dizer hoje: "Nada de procrastinação é para já"!

    Esse é a luta que sentimos e vivemos. Queremos fazer o melhor mas muitas vezes adiamos e acabamos fazendo no limite do tempo nossas tarefas. Então vem o arrependimento."Puts poderia ter feito melhor."

    Estou tomando agora a consciência disso... ao tentando achar solução para falta de atenção de meu filho, que é idêntica a minha. Percebo agora que devo encarar como prioridade em minha vida. Resolver o D.A. meu e dele. D.A. (Déficit de Atenção).

    Sinto minha mente muitas vezes como uma antena parabólica, capitando idéias, pensamentos, ligado fatos, informações e por fim interligando toda essa informação desorganizada e minha cabeça. Surgem idéia ótimas. Mas não é hora para isso tenho algo a fazer. Puts lá vem a procrastinação.

    A partir de hoje vou ler e procurar tudo que possa me ajudar a me organizar internamente.

    Meu PALM me ajuda muito, anoto o tudo que devo lembrar de fazer.

    Não esqueço por falta de memória mas procrastino por causa de uma ligação de um cliente, um e-mail , ou uma idéia que surge para resolver um problema da empresa ou melhorar a empresa. Chego agora a conclusão que isso tudo é D.A. (Déficit de Atenção)

    Se alguém quiser saber mais sobre D.A. (Déficit de Atenção) achei o site abaixo bem legal.
    http://www.swbrasil.org.br/site/default.php?cod=deficit

    HODIE ( HOJE ), AGORA, JÁ, FAÇA O QUE É MAIS IMPORTANTE, GRAVE O SITE EM FAVORITOS ANOTE NA SUA AGENDA PARA VER DEPOIS E VÁ TRABALHAR ACABE SEU TRABALHO COM O SEU MELHOR. AGORA. VOCÊ É CAPAS.

    ABÇ A TODOS

    ASS. DU

    ResponderExcluir
  8. É, Lu, parece que Procrastinar é a única coisa que a gente não consegue deixar para amanhã...
    Pra quem quiser adiar um pouco mais suas tarefas, aqui vai um texto sobre o tema: http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2009/02/amanha-eu-escrevo.html

    Espero que gostem!
    Atenciosamente, Rodolfo.

    ResponderExcluir