LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

5 dicas para organizar a cozinha

As 5 tarefas abaixo não levam mais que 15 minutos mas fazem muita diferença na organização da sua cozinha:

1. Potes plásticos e tampas

Reúna todos os potes e tampas que estão espalhados pelos armários da cozinha. Se tiver filhos, inclua a criançada na arrumação pedindo para que eles encontrem os pares tampa + pote. Tampa sem pote? Lixo/reciclagem! Pote sem tampa? Pode ir para o lixo, para a reciclagem ou ser usado como organizador para guardar pequenos itens dentro do armário. Potes de sorvete e de margarina? Minha avó que é uma ótima cozinheira reutiliza essas embalagens para as marmitinhas pós almoço de domingo. Cada um leva um pedaço da sobremesa pra casa e ninguém precisa se preocupar em devolver os potes. Se você não os utiliza eles podem ir para a reciclagem também.
Agora é só separar uma parte do armário para guardar todos os potes. Separe um grande para acolher todas as tampas e encaixe os potes do maior para o menor.

2. Despensas e armários
Dê uma olhada na data de validade dos alimentos. Jogue fora que já estiver vencido e planeje suas próximas refeições de maneira a utilizar os alimentos que estão para vencer. Depois disso fica mais fácil arrumar o armário e liberar espaço para novas compras.

3. Geladeira
Faça o mesmo na geladeira e procure por alimentos e sobras de refeições que infelizmente já não podem ser consumidos. Olhe a data de validade do leite, da margarina, do ketchup e da maionese. Jogue tudo fora e aproveite para anotar o que precisa ser comprado na próxima ida ao supermercado.

4. Gaveta da bagunça
Por mais que a gente arrume a tal gaveta, se deixarmos ela volta a conquistar seu espaço na cozinha. Os utensílios se multiplicam como Gremlins: abridor de garrafa, batedor de ovos, separador de gemas, espátulas e saca-rolhas - quantos de cada realmente precisamos?
É uma ótima idéia organizar a gaveta e dar uma revisada de tempos em tempos para ter certeza que ela continua em bom estado.

5. Sacos plásticos
Enquanto as sacolas ecológicas não viram regra, a verdade é que todos nós temos em casa várias sacolas plásticas que vêm com as compras do mercado. O que fazer com elas? Se você as utiliza para jogar o lixo fora, melhor arrumar um cantinho para guardá-las. Uma boa idéia é o puxa-saco, que pode ser de MDF com decoupage, de tecido ou de plástico. O importante é que os saquinhos fiquem em um só lugar, de preferência perto da lata de lixo.

10 comentários:

  1. Ótimo artigo!

    Minha avó é a rainha das guardadoras de potes. Eu tenho que jogar fora escondido, porque ela simplesmente não tem noção.

    ResponderExcluir
  2. uma enorme salva de palmas para este post.. e eu tenho mesmo que organizar a minha gaveta da bagunça... prometo que o faço no próximo fim de semana...lol

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou virginiana e tb tenho essa mania de arrumação. Nada como um armário organizado, facilita tanto a vida, pena que marido, filha e empregada tb não sejam virginianos! hehe! Ah, vi as fotos do seu armário e amei! Parabéns, menina!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei essas dicas.Mas na hora da arrumação, algumas vezes esses potinho de margarina dão trabalho. Os
    de sorvetes são ótimos!

    http://limonesal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, estou até abismada por encontrar alguém tão parecida comigo quando o negócio é organização e suas milhares de variações. Mas ainda me sinto meio confusa em relação a isso, vivo mudando os métodos de organização, por exemplo, a disposição das roupas no armário ou as milhares de tabelas e arquivos no computador.
    Vi que vc é louca tb por agendas, não ganho nada fazendo propaganda, mas dá uma olhadinha nas agendas da Franklin Covey, que loucura!! Comprei a minha primeira nos Estados Unidos, mas agora já tem aqui, pode comprar pela internet que entregam em casa. www.franklincovey.com.br, mas no site internacional é lógico que tem muito mais coisinhas.
    Não tem só agendas, fala de produtividade, uso do tempo, etc. Acho que vc vai gostar.

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas vou tentar rsrsrs 4 filhos já pensou rs
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Lu, estou adorando seu blog, vi q vc tem um lírio da paz, gostaria de dicas sobre como cuidar dele, o meu está ficando feio, qd ele poe as flores e depois secam a gente deve cortá-las? Estou com dáuvidas. Bjão

    ResponderExcluir
  8. Estou te seguindo,pois preciso ser mais organizada rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Encontrei o seu blog por acaso e estou adorando o que leio. Vou continuar seguindo.

    Obrigada pelas dicas fantásticas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O seu blog tem dicas ótimas!
    A minha mãe faz o mesmo que a sua avó faz com os potes de manteiga.

    ResponderExcluir