LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Pensando Verde


E aí que já há um tempo vem crescendo a vontade de ser mais saudável e de pensar mais verde. E pensar verde (pra mim) não é virar ecochato no discurso, mas sim aliar ação à palavra. Então de grão em grão tenho tentado mudar alguns conceitos e adquirir certos hábitos. Prestar mais atenção ao que consumo, ao que compro, em como descarto o que não me serve. O engraçado é que pensando mais verde, não é só o planeta que agradece, mas o bolso e a saúde também. A gente consome menos, se alimenta melhor e sobra mais dinheiro para gastar com coisas que realmente nos trazem alegria.

Felizmente o instituto onde trabalho também vem prestando mais atenção às questões ambientais e pude colocar em prática também lá várias coisas que fazem a gente sentir que está fazendo a nossa parte.

O que a gente já fez:

-só usamos papel reciclado: lâminas, carnês, relatórios, tudo tudo!

-na semana do meio ambiente todos entraram no clima (uns mais, outros menos como era de se esperar) e fizemos uma campanha bem bacana para conscientizar o povo todo sobre o quanto é importante cada um fazer a sua parte (separar o lixo, reduzir o consumo de papel, evitar o desperdício de água e energia elétrica, etc.);

-não se usa mais copo plástico descartável! Cada funcionário ganhou uma caneca (que é linda e evita que centenas de copos sejam jogados no lixo todo mês);

-cada vez mais estamos lendo na tela ao invés de imprimir tudo quanto é relatório. Ao lado de cada impressora tem papel usado de um lado só para imprimirmos do outro lado e embaixo da mesa uma caixa de papelão sendo reutilizada como lixeira só para papel reciclável;

-instalamos lixeiras coloridas para coleta seletiva. Agora temos lixeira para papel, plástico, vidro, metal e pilhas. Usamos as lixeiras antigas para o lixo orgânico (que é a minoria mesmo). Já teve gente trazendo pilhas e vidros vazios de casa para “desovar” nas nossas lixeiras!

-fizemos atividades para ensinar o povo a usar as lixeiras. Não adianta só comprar e instalar se a gente não souber, por exemplo, que não dá para jogar guardanapo sujo de comida na lixeira para papel reciclável;

-na nossa rua não tem coleta seletiva promovida pela prefeitura, mas através do Rota da Reciclagem achei uma cooperativa que vai buscar nosso lixo (que eles pediram para eu não chamar mais de lixo) uma vez por semana. Até as pilhas eles levam e encaminham para o Banco Real;

Fiquei encantada com o trabalho da cooperativa! Uma senhora, a C., queria gerar empregos para as mães de uma comunidade carente. Como as mães não tinham formação alguma, era difícil encaminhá-las para empresas. O que a C. fez? Montou a cooperativa para gerar empregos para as mães e ao mesmo tempo fazer a sua parte cuidando do planeta! Com doações e colaboração de empresas e voluntários a coisa está dando bem certo!
No dia que a C. nos visitou, ela levou vários objetos que são criados na cooperativa pelas mães e outros que são feitos pela Tetrapak, para onde elas encaminham as embalagens longa vida que viram telhas, pranchetas, vassouras e muito mais.
Elas também fazem sabão com óleo de cozinha usado e a C. se ofereceu até para dar palestras dando a receita e mostrando o processo. (E a Lu já foi conversar com a gerente do restaurante vizinho para saber que destino eles dão ao óleo e ficou feliz ao saber que a enorme quantidade de óleo que eles usam todo dia já vira sabão!)

Como passo muitas e muitas horas do meu dia por lá, estou mais do que empolgada de colocar tudo em prática e influenciar quem trabalha comigo ou é atendido por nós.

E quando a gente se interessa pelo assunto acaba descobrindo o tanto de gente engajada que já faz a sua parte por aí. Com indicação da Lucia Freitas (que está sempre escrevendo textos muito interessantes sobre o tema) e um pouquinho de pesquisa, já conheci e passei a acompanhar o EcoBlogs, o Faça a Sua Parte, o Quero Ser Verde e o Atitude Verde.

Mas então...alguma dica? Sugestão?

Quer compartilhar o que você já faz para cuidar um pouquinho do nosso planeta?

Conta aí! Mesmo que seja o sacrifício de reciclar 6 embalagens vazias da MAC ao trocar por um batom novo no Back 2 Mac ou desfilar sua linda ecobag quando vai as compras, tenho certeza que você já tem feito alguma coisa ;-)

10 comentários:

  1. que bacana, Lu! adorei as dicas..
    bjim!

    ResponderExcluir
  2. querida... adoreeeeeeeeeeiii

    Não chego a ser uma ECOCHATA, mais não pego sacolas plasticas em lojas ou mercados, tenho a minha eco-bag..
    Seleciono os lixo.. e tento contribuir..pena so a prefeitura de minha cidade não tem coleta seletiva..

    Mais ..ja to reclamando...


    Um dia lindo, bj

    ResponderExcluir
  3. querida... adoreeeeeeeeeeiii

    Não chego a ser uma ECOCHATA, mais não pego sacolas plasticas em lojas ou mercados, tenho a minha eco-bag..
    Seleciono os lixo.. e tento contribuir..pena so a prefeitura de minha cidade não tem coleta seletiva..

    Mais ..ja to reclamando...


    Um dia lindo, bj

    ResponderExcluir
  4. essa discussão é grande, até porque nossos pequenos atos ás vezes são suprimidos. Por exemplo: realizo separação de lixo, mas a prefeitura de minha cidade não, e aí.
    a consciência tem que chegar em cima também, entendem?
    kissess

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu...
    Lindo, lindo, lindo.
    eu faço um pouquinho de tudo: reciclar, separar o orgânico do limpo, educar as pessoas à minha volta, usar sacolas retornáveis, cuidar para reduzir, reduzir, reduzir - sem perder a qualidade.
    Agora eu quero fazer isso no guarda-roupa: ficar só com o que atende o meu estilo, ter peças-chave de acordo com o que faço e tudo o que sobrar vai ou pro brechó ou pra doação.
    Afinal, não é porque a gente é ecológica que tem que ficar feia, né?
    bj enorme

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Achei seu blog por acaso e adorei! Visite o meu também, eu posto sobre sustentabilidade, arquitetura e artes plásticas: www.karlacunha.com.br

    Bom, sou casada e procuramos fazer a nossa parte através de algumas ações bem simples como:

    - Quase não usamos carro, pois conseguimos ir e voltar a pé ao trabalho;
    - Andamos, sempre que possível, com nossas ecobags e evitamos ao máximo os sacos plásticos;
    - Reciclamos nosso lixo;
    - Optamos por produtos com alguma característica sustentável;
    - Procuramos ter uma alimentação, quando possível, orgânicas (mas ainda são muito caros);
    - Divulgamos nossas ações!

    Até mais,
    Karla.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh
    A-may...achar uma blogueira que adere as causas ambientais sem largar mão do salto.

    No meu blog fiz uma matéria com a empresa Ecobag.com.br, pessoal super gente boa.

    Da uma coferida la, eles fizeram uma entrevista bem bacana e estava rolando promoção.

    www.biologadesalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Como é bom saber de iniciativas assim.

    A cada passo vejo lá e cá mais e mais pessoas, empresas e governos agindo e fazendo a parte que lhes cabe.

    As coisas estão mudando, as coisas estão mudando.

    ResponderExcluir
  10. Acabo de conhecer o seu site, e quero parabenizá-la pelos posts interessantes; inclusive este sobre pensar VERDE!!

    Gostaria de trabalhar em um lugar assim! Mas enquanto isso colocamos em prática o que podemos fazer aqui e casa: Não jogo lixos recicláveis fora (nenhum), plantamos muitas coisas, enfim um pouquinho do que é possível para uma família.

    ResponderExcluir