LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Agenda

Sempre adorei ter agenda. Nos tempos de adolescência as minhas funcionavam como diários, ficavam enormes, cheias de adesivos, cartões, fotos e, claro, os papéis de bombom que o gatinho me dava.

Depois que deixei de ter tempo para tanto frufru, a agenda servia para listar compromissos, datas de provas, aniversários e listas de tarefas.

Quando conheci o GTD, entretanto, mudei a forma de lidar com minha agenda. Agora, só escrevo nela os compromissos que TEM QUE acontecer naquele dia, como uma reunião, consulta médica, uma festa ou uma prova. O David Allen tem toda razão quando diz que não devemos usar a agenda (que no livro em português foi traduzida como calendário) para nossas listas de tarefas. Afinal, muitas vezes a gente se programa para fazer 20 coisas em determinada data. Só que ao longo do dia, coisas não planejadas acontecem, ficamos apagando os incêndios e não conseguimos cumprir o que havíamos planejado.

O que acontece? Ou temos que reescrever as tarefas que não foram realizadas na página do dia seguinte, e aí gastamos mais tempo que o necessário organizando o dia ao invés de produzirmos. Ou então temos que ficar voltando as páginas procurando por tarefas inacabadas, com aquela sensação de “acho que estou esquecendo de fazer algo importante”. E aí, toda aquela busca pela mente tranqüila, clara como água que é o objetivo final do GTD, não é atingido, pois ocupamos nossa memória RAM nos preocupando em não deixar escapar nada importante como a entrega de um relatório para o chefe.

A agenda então é território sagrado onde só entram compromissos que precisam acontecer naquele determinado dia. Onde faço minha to do list? Isso é assunto para um outro post pois ainda venho testando métodos diferentes. Por enquanto as fichas 3x5 formando um hipster PDA têm agradado. Agora não vejo a hora de comprar logo minha agenda 2008. Eu que AMO bobagens de papelaria não vou abandonar nunca o papel por mais que goste de tecnologia. Usando o GTD, pretendo comprar uma agenda 2008 pequena, que caiba em qualquer bolsa, daquelas fininhas que a gente visualiza a semana inteira. Dessa forma, ela estará sempre à mão para agendar compromissos, e carrego junto o hipster PDA com minhas to do lists.


11 comentários:

  1. Oi Lu!

    Como agenda estou usando atualmente o Google Agenda. Ele é ótimo e o compartilhamento com agendas de outras pessoas é fantástico. Eu por exemplo tenho uma agenda do meu filho (4 anos) que compartilho com minha esposa e os avós. Assim todo mundo sabe o que ele tem que fazer e podemos nos organizar melhor. Ela também pode ser configurada para enviar sms via celular.

    Mas também adoro rabiscar no papel, ainda mais depois que iniciei no GTD. Sempre levo comigo um punhado de fichas 3x5 para anotar o que me vêm à cabeça.

    Grande abraço!
    Rodrigo Stulzer
    http://stulzer.net/blog

    ResponderExcluir
  2. OOOOIIII.... MUITO LEGAL ESSAS DICAS....

    OLHA NAO CONHCIA NAO....
    MAS VOU LER CERTNHO, PRAOCMPRAR UMA AGENDA CERTA PARA 2008 HEHE

    BJS E OTIMA SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  3. Também tenho procurando maneiras de organizar compromissos e tarefas, mas para mim a agenda em papel definitivamente está saindo de campo... como passo quase o dia todo conectada, ferramentas como o Remember The Milk têm sido perfeitas.

    Em tempo, minhas agendas "adolescentes" eram iguazinhas, *rss, cheias de trecos. Tenho-as guardadas até hoje...

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    O ponto é colocar na agenda, mini agenda, calendário, RTM ou o que fôr, apenas o que tem data marcada: consultas, reuniões, congressos, eventos, viagens.

    O objetivo é ter uma referencia nítida de datas definidas.

    Algumas pessoas tem que viver com a agenda ao lado pois seus dias são marcados com encontros, entrevistas, visitas, reuniões. Nada de misturar com tarefas.

    Outras não têm compromissos e usam a agenda livremente. Neste caso, devem ter algo, uma folha ou programa para marcar o que é definido com dia e hora como aniversários, consultas médicas, etc, para não haver misturas.

    Não colocar tarefas que se pretende começar ou concluir, porque não se trata de compromissos definidos ainda que seja um prazo que se estabelece para si mesmo.

    Silvia

    ResponderExcluir
  5. Oh, boy... nem o GTD deu um jeito na minha desorganização (que é bem esquisita, só afeta algumas áreas). Agenda? Não conseguia usar nem na época da escola.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, adorei a dica! Eu ando com minha agenda na bolsa nas nao anoto quase nada. Colocarei isso em pratica agora. Um abraco, Luciana

    ResponderExcluir
  7. Acho que o importante é facilitar nossa vida, né? Não dá mesmo pra programar um monte de coisa pra um dia só. Nos sobrecarrega só de pensar naquele monte de tarefas que não vamos conseguir cumprir...hehe.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro agendas também e eu uso aqueles tipo Franklin, com divisoes para os meses, anotaçao de projetos, agenda de telefones,porta-cartoes, e tem alguns saquinhos plasticos para guardar coisinhas. Acho que sabendo usar uma agenda, a desorganizaçao desaparece!

    Gostei da nova foto!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, estou em web no grupo mas sempre vou lá dar uma olhada. Adorei seu blog! Bem clean.
    Eu uso agenda somente para anotar os compromissos diários, mas mesmo assim ainda não estou muito organizado com ela, questão de hábito.
    Não conhecia o GTD e achei muito intessante. Vou ler com mais calma.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. É isso aí Lú.
    Eu ainda teimei este ano de comprar uma agenda bonitinha... tá mais da metade em branco até pq sendo meio grande ela não é prática para sair de casa.
    Ano que vem vou correr para pegar uma pequena dessas que vende em papelaria - mas eu vou correr para pegar uma for free rs - na verdade qnd percebi a burrada deste ano, implorei para minha sogra conseguir uma dessas pequenas for free.
    Td bem que demorou um pouco, e só chegou em fevereiro [no final] mas ao menos é uma agenda útil para levar para lá e pra cá.
    Qto à lista to do, eu ainda nao sei o melhor método, pensei em uma dessas cadernetinhas que dê para levar tb para qq canto...mas vou aprender mais sobre o gtd para decidir.
    no inicio do ano eu fiz uma numa caderneta que ganhei num congresso, ficou bacana, mas depois desanimei de continuar - haha
    bjks

    ResponderExcluir
  11. migaaa
    to procurando uma agenda personalizada na internet
    com calculos astrologicos feitos especialmente para mim para 2008
    vc sabe quem faz
    teve ano q encontrei , mas foi em 88
    como vc, sou fascinada por agenda
    anoto 999 itens para fazer e olha...faços uns 995 td dia
    abçs te aguardo
    ah
    pode mandar resposta por mail se vc souber de algo marapante@gmail.com

    ResponderExcluir