LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Como organizar receitas

Quando fiquei noiva, comprei um caderninho e comecei a copiar as receitas da mamãe que eu pretendia fazer na minha casa. Separei uma metade do caderno para salgados e outra para doces e caprichei na letra.

Conforme o tempo foi passando, o caderno começou a engordar com folhas tiradas de revistas e de receitas anotadas em guardanapos pela amiga que quis compartilhar sua última façanha gastronômica.

Além disso, ao levar o caderninho para a cozinha percebi que as páginas foram ganhando manchinhas aqui e ali. Resolvi então parar de procrastinar e organizar meu caderno de receitas (uma das tarefas da minha lista de 101 coisas em 1001 dias).

Peguei um fichário grande que já tinha aqui em casa. Coloquei algumas divisórias e usei meu querido rotulador para separar as categorias que por enquanto são: doces, salgados e pães (afinal, minha maquininha está sendo bem usada).

Coloquei envelopes plásticos (aquele mesmo que você usava para organizar sua colação de papéis de carta nos anos 80) e fui colocando neles as receitas que estavam soltas. As páginas do caderno foram arrancadas e devidamente arquivadas (é claro que a Mrs Monk aqui irá digitar uma por uma no futuro).

Também tenho muitas receitas no computador. Algumas já testadas e aprovadas e outras que vou colecionando e estão na minha pasta de receitas que pretendo testar um dia. Agora, sempre que for fazer uma destas receitas, imprimirei para poder levar para a cozinha e, se for aprovada, vai para o fichário também.

Uma das vantagens desse sistema é que não preciso levar o fichário inteiro para a cozinha. Quando bater a vontade de agradar a pancinha, é só tirar o plástico com a receita do fichário, levar para a cozinha, colocar na porta da geladeira com ímãs. Ao terminar é só guardar! Se algum respingo tiver atingido o envelope plástico, nada que uma toalha de papel ou um paninho com Veja não resolvam. Aí a receita volta a morar no fichário!

8 comentários:

  1. Eu tenho este sistema e acho o maximo, pois realmente nao fica sujinho e se a gente faz porcaria, é so passar paninho e tudo bem!

    Legal a idéia de colocar divisorias e rotuladores. Eu so separei as minhas em pasta de doces e outra de salgados. Realmente fica mais facil!

    Inspirada na sua alegria com o rotulador, la fui eu pesquisar os preços aqui na França, e achei meio salgadinho... vou usar a velha e boa estratégia e fazer a mascara da etiqueta no computador, imprimir, cortar e colar... nao fica tao legal como o rotulador, mas por enquanto, nao vai dar nao... rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu... eu ja ate comprei o fichario mas preciso é testar mais as receitas para ver qual vou colocar nele - haha - enquanto isso vou tentando digitar as que já testei e estão em revistas e tal.
    A idéia de usar fichário veio de uma amiga minha e aí, ela que não é boba deixava sempre uma cópia da receita junto com a receita pq qnd aparece visita tipo eu que quer a receita, pronto ela já tem ali para dar...legal, ne? Fica a idéia, se vc quiser...
    bjks
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Lu, quando as receitas estão organizadas fica até mais gostoso cozinhar, não fica? O meu método era parecido com o seu, mas há alguns anos eu adotei a "caixinha americana de receitas". As fichas podem acabar ficando sujas, mas aí eu jogo fora e imprimo outra! ;o) Eu fiz um post a respeito, caso queira ver, é só clicar aqui. Parabéns pela organização e belo lindo blog! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Lu, oie!

    Nossa, adorei seu blog. Eu sofro muito com o caos q é o meu tempo no dia a dia, e com procrastinação. Não conhecia esse sistema FlyLady e achei muito interessante.

    Tô cansada demais agora, mas depois volto aqui pra saber mais, ler mais...

    Prazer em conhecer.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica!!! :D
    Estou precisando organizar as minhas receitas também, arrumei um fichário, mas ia colocar as folhas diretamente lá, nem tinha passado pela cabeça a idéia dos plásticos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, desculpe minha ignorância, mas o que é esse tal "rotulador"? Onde encontro? Adorei a idéia de organizar as receitas, mas não sei como fazer...please, help me! rss...

    ResponderExcluir